quinta-feira, 19 de novembro de 2009

" A epicatequina do cacau eleva o nivel de óxido nítrico, que dilata os vasos e melhora a circulação sanguinea"

Cacau faz sangue circular

O dr Norman Hollenberg, da Escola de Medicina de Harvard,diz que o nivel de AVCs, doença cardiaca, câncer e diabetes é de menos de 10 % entre os kunas, no Panamá,que tomam até 40 xicaras de cacau por semana.

" A epicatequina do cacau eleva o nivel de óxido nítrico, que dilata os vasos e melhora a circulação sanguinea " diz ele. Hollenberg acredita que isso é tão importante que a epicatequina deveria ser considerada essencial na alimentação e classificada como vitamina.

O trecho acima integra a seguinte publicação:

O valor do chocolate

ORÇA; para a pele
Pesquisadores da Universidade Heinrich Heine, em Düsseldorf, Alemanha, expuseram consumidores regulares de chocolate á luz ultravioleta e verificaram que, depois de um períodode seis semanas,eles tinham 15 % menos vermelhidao na pele do que existiam composto no chocolate. Acreditamos que existiam compostos no chocolate que funcionam como filtros de raios ultravioleta" diz o professor Wihelm Stahl, organizador do estudo. Em três meses, a pele de quem comia chocolateera 16 % mais firme. 13 % mais umida e 42 % menos escamosa. " O chocolate pode melhorar o fluxo sanguineo e a oferta de nutrientes para a pele," afirma o professor.
Cuidado com os ossos
Umestudo do Hospital Royal Perth, realizado com mulheres idosas que comiam chocolate todo dia, verificou que seus ossos eram menos densos do que os das que comiam chocolate menos de uma vez por semana. Jonathan Hogson, organizador do estudo, diz ser possivel que o oxalato presente no chocolate impeça a absorção de cálcio, enquanto o açucar pode aumentar a eliminação do mineral.
Contenção do Câncer
Num estudo com finaniciamento particular, os pesquisadores da Universidade de Georgetown verificaram que células de cÇancer de mamatratadas com os flavonoidesdo chocolate pararam de se dividir. O professor Robert Dickson, organizador do estudo ,diz que a descoberta também pode se aplicar a outros tipos de câncer.
Cacau faz sangue circular
O dr Norman Hollenberg, da Escola de Medicina de Harvard,diz que o nivel de AVCs, doença cardiaca, câncer e diabetes é de menos de 10 % entre os kunas, no Panamá,que tomam até 40 xicaras de cacau por semana. " A epicatequina do cacau eleva o nivel de óxido nítrico, que dilata os vasos e melhora a circulação sanguinea " diz ele. Hollenberg acredita que isso é tão importante que a epicatequina deveria ser considerada essencial na alimentação e classificada como vitamina.
Piora o humor
quem come chocolate demais para se confortar corre o risco de ver seu humor piorar, diz o professor Gordon Parker de Gales, em Sydney. Parker verificou que os consumidores emotivos procuramum efeito semelhante ao do opioide para melhorar o humor, mas a onda "do chocolate tem vida curta e pode causar reverrtério. " O chocolate age no mesmo sistema neurológico da serotonina. Mas é preciso comer em excesso para ter o mesmo efeito de um comprimido de antidepressivo"
Reduz a fadiga
Depois de comer 45 g diários de chocolate amargo durante oito semanas ,os pacientes com sindrome da fadiga crônica sentiram -se menos cansados do que quem recebeu placebo. Pesquisadores dos Consórcios Hospitalares de Hull e East Yorkshire, do Sistema Nacional de Saúde da Gra Bretanha, acreditam que o chocolate estimula os neurotransmissores que regulam o sono e o humor.
Ataque de gordura
A maioria dos chocolates tem muitas calorias num volume relativamnte pequeno . Uma única fileira de barra grande de chocolate ao leite tem 622 calorias. Em média ,cerca de 50 % de energia do chocolate vem da gordura . Entretanto, cerca de metade da gordura saturada do chocolate é de ácido esteárico, que não aumenta o colesterol ruim" ( LDL ) e aumenta o colesterol" bom "( HDL ) . E o elevado conteúdo de gordura do chocolate ajuda a controlar a liberação de glicose no corpo. Isso significa que o chocolate não é tão ruim assim para quem tem diabetes," diz Alan Barclay, da Diabetes Australia.
Estimulante do cérebro
Um estudo privado de imagens do cérebro que examinou mulheres saudaveis na Universidade de Nottngham, Gra - Bretanha, verificou que o cacau,rico em flavonol, aumentou o fluxo sanguineo no cérebro durante duas a três horas . Os pesquisadores acreditam que o cacau poderia beneficiar adultos com demência e doença de Alzhimer.
Falta de Ingredientes
Os fabricantes de doces e balas removem flavonois saudaveis, como as epicatequinas, por causa do sabor amargo. " quando se tem até 80 % de cacau , o gosto é muito amargo ,para alguns quase incomivel," diz a professra e pesquisadora Mary Engler, do progama de pós- graduação cardiovascular e genômica da Universidade da California, campus de São Francisco. " Para beneficiar a saúde em vez do chocolate amargo com o mais alto teor de cacau, acima de 60 % ".
Veredicto
Brasileiros adoram chocolate- 68 % da população consome a iguaria regularmente-, mas será que comemos o tipo certo ? Laura Sampaio , nutricionista do Equilibra- nCentro de Nutrição no Rio de Janeiro, alerta os consumidores sobre as diferenças entre os produtos utilizados para análise nas pesquisas divulgadas pela imprensa e os disponiveis no mercado, que podem não proporcionar os mesmos beneficios á saúde. Algumas pesquisassobre os efeitos protetores do chocolate foram feitas com uma bebida riquissima em epicatequinas ( antioxidantes ). que vai além do que se encontra na média das bebidas e barras de chocolate disponiveis hoje . que levam mais leite e têm baixo teor de cacau ." Marcas como Kopenhagen, Cacau show e chocolat Du Jour já oferecem chocolates com 70 % de cacau em sua composição,para atender os consumidores que não querem abrir mão da sobremesa, mas têm interesse em levar uma vida mais saudavel. Até que mais fabricantes declarem a quantidade de cacau e epicatequinas nos rótulos, os pesquisadores sugerem ao consumidores que prefira o chocolate amargo de boa qualidade. Quanto maior aconcentração de cacau no chocolate, melhor é o produto, ´pois é no cacau que estão os fitoquimicos benéficos á saúde. Isso sgnifica que as versões amargas são as mais recomendaveis. O limite para seu consumo é de uma barra pequenapor dia ,cerca de 30 g " , diz Wanise Maria de Souza Cruz, professora - adjunta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense.
Revista Seleções

Nenhum comentário: